A poesia popular da música
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O blues é a base do jazz é como a base
de um edifício, o blues antecedeu o jazz há poucos anos antes apenas, é difícil
definir exatamente a época do surgimento. Canções parecidas com o blues eram
por certo conhecidas no tempo da escravidão, velhas cantigas de trabalho,
músicas alegres e spirituals, todas tinha um toque de Blues. Os primeiros
cantores profissionais do blues eram homens que cantavam suas aventuras em compassos
de dez estabelecendo o padrão do Blues. Os músicos de rua transitavam com suas guitarras
cantando suas aventuras e infortúnios, um estilo rude, intenso e estridente as
letras eram tristes e pesarosas, mas expressava também um humor estóico. O
começo do blues clássico se deu quando as mulheres mudaram os temas das letras
para o tema do amor, durante muito tempo o blues clássico e urbano foi dominado
por cantoras negras.
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Os
spirituals criados durante os últimos
anos da escravidão são muitas vezes considerados como a mais alta realização da
música popular negra. Solidamente baseados em hinos aprendidos com os senhores
brancos, esses spirituals, não
obstante, eram africanos em seus vigorosos ritmos; e sua intensidade emocional
foi forjada na experiência da escravidão. A letra dos spirituals revelava os mais profundos pensamentos e experiências
dos escravos. A música religiosa do tempo da escravidão chega ao seu auge nos spirituals, lindos cânticos de fé e de
esperança. Cantavam em voz alta hinos ardentes, muito diferentes da música
dolente e reprimida das velhas igrejas puritanas. Spirituals brancos e negros
se misturavam e de tal modo que não se pode saber com certeza qual das músicas
foi mais fortemente influenciada pela outra. Os primeiros spirituals negros eram simples melodias cantadas alternadamente
pelo guia e coro, um verso de cada vez.
- Ring Shout – grito de roda
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A
história da música afro-americana começa com a introdução do Cristianismo entre
os escravos. O mais africano de todos
esses cultos era o ring shout, uma espécie
de dança que se realizava logo após a reunião de oração, durante a qual se
arrastavam os pés, cantava-se e batiam-se as mãos. Os escravos moviam-se em
círculo (daí o nome de dança, ring shout
– grito de roda), arrastando os pés
e girando da direita para a esquerda segundo o costume da África Ocidental. Cantavam
enquanto arrastavam os pés e batiam as mãos num forte acompanhamento rítmico.
Muitas das qualidades básicas da dança de roda podem ser encontradas nos
sermões cantados de igrejas de negos. O sermão cantado é um sistema de pregar
que oscila entre a palavra e a música, possui um som de blues e uma vigorosa cadência, e é entremeado de respostas da
congregação.
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