sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CONTEXTO HISTÓRICO: BLUES

A poesia popular da música

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O blues é a base do jazz é como a base de um edifício, o blues antecedeu o jazz há poucos anos antes apenas, é difícil definir exatamente a época do surgimento. Canções parecidas com o blues eram por certo conhecidas no tempo da escravidão, velhas cantigas de trabalho, músicas alegres e spirituals, todas tinha um toque de Blues. Os primeiros cantores profissionais do blues eram homens que cantavam suas aventuras em compassos de dez estabelecendo o padrão do Blues. Os músicos de rua transitavam com suas guitarras cantando suas aventuras e infortúnios, um estilo rude, intenso e estridente as letras eram tristes e pesarosas, mas expressava também um humor estóico. O começo do blues clássico se deu quando as mulheres mudaram os temas das letras para o tema do amor, durante muito tempo o blues clássico e urbano foi dominado por cantoras negras.


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  •   Spirituals

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Os spirituals criados durante os últimos anos da escravidão são muitas vezes considerados como a mais alta realização da música popular negra. Solidamente baseados em hinos aprendidos com os senhores brancos, esses spirituals, não obstante, eram africanos em seus vigorosos ritmos; e sua intensidade emocional foi forjada na experiência da escravidão. A letra dos spirituals revelava os mais profundos pensamentos e experiências dos escravos. A música religiosa do tempo da escravidão chega ao seu auge nos spirituals, lindos cânticos de fé e de esperança. Cantavam em voz alta hinos ardentes, muito diferentes da música dolente e reprimida das velhas igrejas puritanas. Spirituals brancos e negros se misturavam e de tal modo que não se pode saber com certeza qual das músicas foi mais fortemente influenciada pela outra. Os primeiros spirituals negros eram simples melodias cantadas alternadamente pelo guia e coro, um verso de cada vez.




  •              Ring Shout – grito de roda


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A história da música afro-americana começa com a introdução do Cristianismo entre os escravos.  O mais africano de todos esses cultos era o ring shout, uma espécie de dança que se realizava logo após a reunião de oração, durante a qual se arrastavam os pés, cantava-se e batiam-se as mãos. Os escravos moviam-se em círculo (daí o nome de dança, ring shoutgrito de roda), arrastando os pés e girando da direita para a esquerda segundo o costume da África Ocidental. Cantavam enquanto arrastavam os pés e batiam as mãos num forte acompanhamento rítmico. Muitas das qualidades básicas da dança de roda podem ser encontradas nos sermões cantados de igrejas de negos. O sermão cantado é um sistema de pregar que oscila entre a palavra e a música, possui um som de blues e uma vigorosa cadência, e é entremeado de respostas da congregação. 

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