sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MÚSICA E PIPOCA (BLUES)


Alguns filmes trazem como repertório musical o cenário da música Blues abordando, mesmo que de forma indireta, características e movimento desse estilo musical. Selecionamos alguns deles que vale a pena conferir:






Gênero: Drama 
Tempo de Duração: 96 minutos 
Ano de Lançamento (EUA): 1986 
Estúdio: Columbia Pictures Corporation 
Direção: Walter Hill 
Roteiro: John Fusco 
Produção: Mark Caliner 
Música: Ry Cooder 
Direção de Fotografia: John Bailey

Sinopse 


O filme conta a história de um jovem e talentoso estudante de música clássica, Eugene Martone (interpretado por Ralph Macchio), que é aficcionado por blues.
Mesmo reprimido pelo seu professor, um purista, o jovem não se intimida e descobre que Robert Johnson, lendário violonista de blues, tinha um contrato para gravar 30 músicas, tendo, contudo, gravado somente 29 até sua morte. Com a intenção de gravar a música perdida e iniciar sua carreira com chave de ouro, ele ajuda na fuga de Willie Brown (Joe Seneca), um antigo gaitista de blues e amigo íntimo de Robert Johnson, de um asilo-prisão.

Assim começa a busca de ambos pela "Encruzilhada", local onde Johnson e Brown teriam vendido suas almas ao Diabo para se tornarem famosos cantores de blues.

O desfecho do filme se dá com um glorioso duelo de guitarras entre o jovem estudante de música clássica e o guitarrista do Diabo, Jack Butler (ninguém menos do que o guitarrista Steve Vai). Durante o filme, a maior parte das dedilhadas de Ralph Macchio foram dubladas pelo guitarrista Ry Cooder.











        Lançamento: 2008 (1h 49min
     Dirigido por: Darnell Martin
     Com: Adrien Brody, Beyoncé Knowles, Jeffrey Wright e mais
     Gênero: Musical, Drama, Biografia
     Nacionalidade: EUA



Sinopse



1947. O Chess Records é um pequeno estúdio musical, localizado na parte sul de Chicago. De início trabalha o blues, tendo como principais ícones Muddy Waters (Jeffrey Wright) e Little Walter (Columbus Short). Chuck Berry (Mos Def), um dos precursores do rock, também gravou nele. Leonard Chess (Adrien Brody) é o produtor do estúdio e tem um ouvido refinado para identificar diferentes tipos de música. Ele acredita que pode ganhar dinheiro ao assinar com talentos ascendentes do meio musical, como o compositor Willie Dixon (Cedric the Entertainer) e Howlin' Wolf (Eamonn Walker). Leonard os trata como se fosse parte de sua família, o que não é algo simples pela grande quantia gasta para que esta situação aconteça. Quando Chuck Berry é preso, ele decide apostar no talento de outra cantora: Etta James (Beyoncé Knowles).
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-129163/



Confira trechos dos filmes:


                                                              A Encruzilha, 1986
                                            Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=OJNl7If64Xg&feature=related  






                                                                                Cadillac Records, 2008
                                                              Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=1309MEQ4b30
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário