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RAÍZES PROFUNDAS
O Jazz teve inicio nos Estados Unidos,
em meados do século XVII, baseada na música popular negra que se desenvolveu no
tempo da escravidão. Os africanos ocidentais cantavam enquanto trabalhavam. Em
geral, trabalhavam em grupos e as cantigas estabeleciam o ritmo e serviam para
tornar o trabalho mais ou menos semelhantes a uma brincadeira – cantigas de trabalho.
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Lentamente o jazz foi surgindo de uma
complicada mistura de ritmos africanos e noções musicais europeias. Quando os
escravos ouviam o ritmo monótono da música ocidental, sua reação instintiva era
acrescentar cadências extras e mudar as tonalidades para produzir um som mais
vívido. Dessa maneira, deram uma vibração africana a um sem-número de cantigas
e hinos dos brancos, que só poderia acontecer em solo americano, pela feliz
combinação de povos, tempo e espaço.
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Os antepassados dos escravos americanos
usavam a música todos os dias de sua vida numa proporção desconhecida no
Ocidente. Na África, a música servia a várias finalidades. Os africanos
ocidentais não possuíam uma linguagem escrita, de modo que usavam canções para
preservar a história de cada tribo, suas leis e tradições. Essas canções
mantinham vivos os heróis do passado e as estórias de antigas migrações e
combates. A música marcava todas as etapas da vida, do nascimento à morte.
Cantar, tocar tambores e dançar marcavam a iniciação de um jovem à vida adulta,
seu casamento, suas incursões como caçador ou como guerreiro. O menor
acontecimento – mesmo quando uma criança perdia seu primeiro dente de leite –
podia ter uma canção especial. Um acontecimento importante, como funeral,
exigia longas e sofisticadas cerimônias, sempre com acompanhamento musical.
Características do Jazz
Ø Guia e o Coro – Chamadas e respostas
Nessas cantigas, como nos cânticos religiosos, os cantores adotavam o
sistema de chamadas e respostas. Um
cantor-guia fazia uma declaração na forma de canção e era seguido por um coro,
que repetia a declaração, fazia-lhes acréscimos ou respondia com exclamações.
Ø Variação da altura de voz
Quando os africanos cantavam resvalavam pelas notas ou contornavam-nas,
não mantendo a altura do tom. Suas vozes brincavam em torno das notas com
variações de altura desviando-se da emissão de notas diretas e de maneiras mais
precisas. Utilizavam o vibrato em suas canções, um efeito trêmulo ou vibratório.
Ø Improvisação
Nas canções a improvisação é a
habilidade de, concomitantemente, produzir e interpretar dentro de
parâmetros harmônicos ou rítmicos, melodias
ou vocalizações, é à criação e interpretação de letra dentro da
mesma. Para poder improvisar o cantor deve ter noção dos parâmetros da música
para não soar de forma desagradável aos ouvintes. Em um sentido mais informal,
pode-se dizer que é à composição instantânea de música.
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